Este blog tem como principal objectivo manifestar e partilhar ideias, conhecimentos, experiências do seu autor (nao sei quem é o gajo mas se o virem digam-me urgentemente). A todos os que visitarem este blog o meu muito obrigado. E tu (sim,tu!) hasdecábire mais vezes! =)

Monday, January 29, 2007

1 ano de Hasdecábire!



Pois é...já lá vai um ano desde que criei este blogue.

Parece que ainda foi ontem... o tempo passa mesmo rápido!

Faço um balanço positivo deste primeiro ano. Todos os dias há pelo menos um visitante, falo pois claro da minha própria pessoa...isto, fora os milhares de pessoas que diariamente (ou semanalmente como queiram, tal é a regularidade de escrita neste blogue lol) esperam ansiosos em frente do écran, a actualização do blogue, o surgimento de uma novidade.

Agradeço também os mails de apoio que me enviam a incentivar ao uso da minha capacidade de escrita (fica sempre bem dizer isto).

Ao contrário dos políticos, não prometo nada para o 2º ano de existência deste espaço cibernautico, mas digo desde já que cumpro o que prometo!

Até ao proximo aniversário vou ver se encontro uma camisola pro pato com o número 2...

Termino com a frase que findou o primeiro texto deste blogue:

E tu, (sim tu!), "hasdecábire" mais vezes...

Thursday, January 25, 2007

Música da semana

Já me disseram que o espaço do blog intulado "Música da semana" deveria ser mudado para "Música do mês" tal é o tempo que já não é actualizado.
Mas eu desta vez tenho desculpa...época de exames e tal...e como vocês sabem, vida de estudante não é fácil! E não convém deixar muitos exames pa recurso... lol

Esta semana, convido-vos a ouvir um estilo musical diferente do que tenho apresentado aqui...falo pois do Jazz.
O tema que vos apresento - Summer Time - é interpretado por Diana Oliveira, que por sinal é visitante assídua deste blogue. =)

It´s for you...

Thursday, January 18, 2007

Os 100 Grandes Portugueses (mas 1 em particular...)

O concurso “Os Grandes Portugueses” começou em Outubro mas só em Março é que será conhecido o designado “Grande Português”. Contudo já é conhecida a lista dos 100 mais votados, sendo que também já são conhecidos os 10 portugueses de entre os quais irá sair o dito vencedor.
Enquanto acompanhava na televisão a divulgação do Top 100, eu não pude deixar de soltar um, e desculpem-me o termo, FODA-SE ao ver que entre os 100 eleitos estava um rapaz, de seu nome Hélio Pestana! Nada mais, nada menos do que no 79º lugar à frente de nomes como Gil Vicente, Almeida Garrett ou Gentil Martins. Ah? Não conhecem o moço? Não acredito...então ele faz novelas na TVI e tudo...
Sei que posso não ser muito original ao destacar neste texto o seu nome, uma vez que muitas pessoas já devem ter escrito sobre tal, mas não poderia deixar de fazê-lo.
De facto, e como referiu Maria Elisa ao anunciar o nome de Hélio Pestana, as novas tecnologias, como a Internet, fazem destas coisas. Questiono-me também o que faz o nome de Pinto da Costa nesta lista. Se o facto de ter contribuído (e muito) para a disseminação da corrupção em Portugal faz dele um grande português então eu calo-me...já para não falar de nomes como Vitor Baía e Alberto João Jardim... Ao mesmo tempo considero-me surpreendido por não estar presente nessa lista um nome tão em voga na actualidade. Não, não estou a falar da Floribela mas sim de Carolina Salgado, esse verdadeiro astro da literatura.
Mas voltando ao Hélio Pestana... é que se ainda fosse o João Pestana, uma pessoa até aceitava com mais naturalidade. O João Pestana é dos únicos portugueses (é português, não é?) que consegue estar presente em cada um de nós, ao mesmo tempo! Contribuindo assim para aquele sono confortável e relaxante que nos prepara para um novo dia. Agora Hélio Pestana, pelo amor de Deus...
Disputam a final Fernando Pessoa, Vasco da Gama, Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, António de Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Infante D. Henrique, D. João II e Luís de Camões. É uma lista final que pode ser considerada previsível, onde aparece um nome controverso, refiro-me pois a Oliveira Salazar. Tendo em conta que o nome de Salgueiro Maia aparece no 11º lugar é no mínimo contraditório a presença de Salazar nessa lista. Por um lado temos o herói do 25 de Abril que libertou Portugal de um duro regime de ditadura e abriu as portas para um regime democrático, e por outro o próprio ditador, que durante anos oprimiu os portugueses. Talvez o estado actual da nação seja o principal motivo para que Salazar volte a estar nas cogitações dos portugueses...
É por estas e outras coisas que já referi, que este programa ou concurso, como lhe queiram chamar, deixa de ter credibilidade para mim. Até porque na minha perspectiva, não se pode comparar um Fernando Pessoa a um Infante D.Henrique ou Luís Figo a Aristides de Sousa Mendes. São personalidades diferentes, em áreas completamente distintas.
Contudo, é sem dúvida um concurso que chama a atenção dos portugueses e caso contrário, talvez eu não estivesse a escrever neste momento.

Mas...Hélio Pestana?!?! Não me entra na cabeça, não me entra....

Wednesday, January 03, 2007

Locutor de Rádio brasileiro fala "inglês"...

Mas que é isto?? lool