Friday, February 10, 2006
Sunday, February 05, 2006
Vida extraterrestre
Somos simples habitantes de um planeta que se afigura gigante quando comparado a nós próprios mas que facilmente se pode resumir a um ponto quase que insignificante perante a imensidão do Universo. Por essa mesma razão, custa-me a crer o nosso planeta seja o único contemplado com vida. Por outro lado também me custa imaginar como será a forma de vida noutros planetas. Já foram realizados diversos filmes por forma a abordar esta temática e, em quase todos eles, os alienígenas apresentam como que um aspecto já estereotipado fruto da imaginação humana. Contudo, apesar dos aspectos mais estranhos, continuamos a imaginar um ET com membros, um corpo e uma cabeça. E porquê? porque é assim que nós somos e torna-se difícil à nossa mente imaginar outra coisa para além do imaginável. Pensamos que esses seres sejam extremamente evoluídos, que se deslocam em meios que atingem velocidades supersónicas, os designados OVNI's, e que terão capacidade para fazer aquilo que está para além das limitações humanas, só que tudo isto é baseado em conceitos humanos como não poderia deixar de ser tal é a nossa condição. Procura-se por água noutros planetas pois para nós água é sinónimo de vida, mas se a água é para nós fundamental poderá ser um conceito desconhecido para os nossos amigos extraterrestres. Assim, para mim, é ponto assente que não estamos sós em "tamanha imensidão" . Mas penso também que é muito difícil que os nossos companheiros espaciais sejam tal e qual os imaginamos. Como serão? Também não posso responder. E porquê? Simplesmente porque sou humano...
Wednesday, February 01, 2006
Nunca antes a letra "x" foi tão utilizada
Contam-se já uns aninhos, em que eu estava sentado num banco da escola primária (sim porque eu também ainda não sou assim tão velho quanto isso) completamente lixado da vida. E perguntam vocês, porquê? ...a professora tinha então pedido que escrevessemos três substantivos para cada letra do abecedário. Com maior ou menor dificuldade, lembro-me que lá cheguei até à letra "x" e a única palavra que consegui encontrar na altura foi xaile. E aí sim, é que surgiram os verdadeiros problemas; por mais que tentasse não estava a conseguir lembrar-me de outras palavras começadas por "x".
Mas o que me irrita agora não é o nao ter conseguido achar na altura as tais palavras, mas sim imaginar a situação na presente data. Imaginemos a situação hoje, chegava então a professora à sala e colocava o mesmo exercício aos alunos.
Eu tenho a certeza que eles não iriam ter nem de perto nem de longe a dificuldade que eu tive na altura. Porventura seria até a letra que lhes daria um maior leque de escolhas. Ora vejamos, "xcola"...foda-se como é que é possível eu não me ter lembrado desta e anda por cima tudo isto aconteceu na escola, desculpem "xcola"; outro exemplo flagrante "xtojo" e eu com o fdp do porta-lápis à minha frente...outro, "xferográfica" e eu com a pu** da caneta na mão...já para não falar de "xacola", "xapato", "xala"...e por aí adiante.
xim, pk agr a letra x é uxada na xcrita de mts com xtrema regularidade, digam lá xe não é de ficar lisado, desculpem lixado!?