Este blog tem como principal objectivo manifestar e partilhar ideias, conhecimentos, experiências do seu autor (nao sei quem é o gajo mas se o virem digam-me urgentemente). A todos os que visitarem este blog o meu muito obrigado. E tu (sim,tu!) hasdecábire mais vezes! =)

Thursday, March 02, 2006

Porquê?

Desenganem-se desde já aqueles que num primeiro impacto, possam, mesmo que por momentos, pensar que eu teria sido capaz de escrever este poema. Nunca fui grande poeta (até porque a minha veia poética teve sempre um pouco obstruída mas também é caso para dizer, antes essa do que alguma artéria coronária!). Este poema surge aqui porque enquanto estava a arrumar uns livros folheei um deles e, por mero acaso descobri-o, ou melhor, relembrei-o, uma vez que já o conhecia das aulas de Português, numa página onde também havia outros poemas mas sem dúvida foi este que mereceu o meu destaque pelo significado que acarreta consigo...


Porque...

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen

0 Comments:

Post a Comment

<< Home